Para um amigo.

Caro amigo H.,

 Falo pra você mesmo, que me perguntou algumas várias vezes como ser feliz. Talvez eu tenha uma chave pra isso, e como chaves tem segredos, nem sempre abriram a porta certa pra sua felicidade.

Lembro quando criança que havia em um desses armário escondidos um disco branco com detalhes cinzentos do Milton Nascimento, nunca pude ouvi-lo, e aquilo ficou na minha cabeça, eu sou dessas pessoas curiosas. Desde criança, se tivesse menos vergonha como era nessa época, entraria na sua casa, bem na sua frente, olharia sua estante de discos, livros, seus papéis, suas cartas de amor, suas fotografias. Abriria seu armário como já fiz uma vez, e com grande prazer encontraria uma bela coleção de livros de contos de fadas a ser explorada. Mas, a coisa do Milton me deixara instigada, e lá se foi o disco, e o Milton não era presente, mal sabia. Esses dias atrás, por coincidência estive num show do Milton ,e isso me felicitou muito, mas não foi o suficiente. O Milton é desses caras que escrevem coisas com várias camadas, e gosto disso, por que me proporciona a querer reler, ouvir e ouvir e descobrir as nuances.

Nunca é suficiente, como todas as coisas, eu investigo encontro o Milton mas não fico feliz enquanto não encontrar as músicas favoritas, e abrir e descobrir mais,antigas, lados bs. Isso funciona com livros, e palavras e detalhes. Mas não sou fanática por música, amo música, mas não sou uma rata .

As vezes, quando ando por um lugar perfeito… Você conhece um lugar perfeito? Eleja seu lugar perfeito, por favor, que seja ao ar livre. Meu lugar perfeito é como se eu tivesse morrido e ido para o céu, tenho mais de um lugar perfeito, mas esse lugar perfeito julgo  meu, e quem descobrir, quem puder entrar nesse lugar perfeito comigo, essa pessoa sim saberá que confio nela.

O lugar perfeito é mutável, ele nunca está igual, ele pode estar parecido, por exemplo com a mesma altura de maré, as pessoas normalmente não serão as mesmas. Outra detalhe a se nota é a cor do céu, da água, dos peixes, da luz do sol que reflete na areia na pele da gente que varia de cor depois de um dia de sol.

Mas esse não é meu lugar perfeito, só usei-o como exemplificação. O lugar perfeito você deve ir pra perceber que durante determinada época do ano o ar da estação te trará aquela gostosa e perfeita memória aconchegante. E ao mesmo tempo, você saberá que o detalhe nunca será exatamente o mesmo. Isso levará você acreditar que as coisas podem mudar e evoluir.

Nunca mais falei com você, é verdade, como é que dessa vez irei te contar essa incrível descoberta? E por mais que nos tenhamos tentado elaborar isso, não chegamos a um resultado que você tenha ficado satisfeito naquela época. Eu sempre tentei trazer essa inovação, e você estava cansado de como o mundo de trouxe um áporo. Você achou que explorar o mundo, e se ver livre de tudo que te prendesse seria a solução, mas seria impossível, não tem como se desamarrar disso tudo, seria um marginal, e mesmo um marginal estaria inserido de certa forma, e não contribuindo te poriam na cadeia ou no manicômio.

A questão para mim não seria a grana, não seria a política, talvez eu esteja tentando me abstrair demais do mundo real. Quem sabe que essa loucura um dia não seja um dos níveis da evolução humanidade. Hoje em dia, esses debates deixam ás vezes cansada. Tento não enxergar que muito mais que a maioria da população está encaixotada num mundo de faz de conta da necessidade instantânea. Assim como você, eu sei que tentou isso mais de uma vez. Não importa, é difícil ter que encarar a vida com tanto choque, não se indignar com tudo, e querer se enfiar em outro mundo.

Não queria terminar isso com um parágrafo negativo, por isso concluo com esse, onde quer que esteja, te mandaria um desses antigos cartões de ano novo, dizendo como tenho feito isso todos os dias, e você eu sei que vai se animar, e ainda que não me procure, repense. Mas eu aqui embaixo, imagino que você esteja procurando em qualquer lugar do mundo resquícios disso, e saiba que se eu coleto nos livros e nas árvores, você, eu sei, poderá encontrar nas infinitas amizades, amores, conversas estrangeiras. Aventure-se.

 

Um grande Abraço,

P.

Deixe uma Resposta

